Três anos após o início do massacre de Gaza por Israel, o pesadelo no Oriente Médio só piorou, e o povo palestino está ainda mais distante da liberdade. Neste sábado, em Londres, os comunistas marcharão sob a bandeira: “Para que a Palestina viva, o imperialismo deve morrer”.
No sábado, 10 de outubro, pouco mais de três anos após o início da guerra assassina de Israel contra Gaza, centenas de comunistas revolucionários marcharão pelas ruas do centro de Londres, como parte do mais recente protesto de massa pela Palestina.
Nosso bloco comunista se unirá em torno do lema: “Para que a Palestina viva, o imperialismo deve morrer”.
A mensagem que gritaremos e difundiremos nesta manifestação será alta e clara. Para deter o genocídio em curso, devemos derrubar os belicistas de Westminster e Washington. Para acabar com a catástrofe que se desenrola no Oriente Médio, devemos derrubar o capitalismo. Para conquistar uma Palestina livre, devemos lutar pela revolução.
Cada vez mais longe da liberdade
Há três anos, trabalhadores e jovens na Grã-Bretanha lutam bravamente em apoio ao povo palestino – tudo isso enquanto enfrentam uma repressão escandalosa por parte do Estado.
De inúmeras manifestações massivas a bloqueios de fábricas de armas, passando por acampamentos universitários e greves de fome: todo tipo de ação e tática foi tentado para se opor ao genocídio e protestar contra os políticos capitalistas locais que o apoiaram e foram cúmplices dele.
No entanto, ao longo desse período, a situação no Oriente Médio — e em todo o mundo — só piorou.
O povo da Palestina está mais longe da liberdade do que nunca. Graças a Trump, Netanyahu e seus aliados imperialistas, toda a região está em chamas. E a classe trabalhadora de todo o mundo arca com os custos, na forma de preços altos, uma recessão iminente e o peso crescente do militarismo.
O sionismo é imperialismo
Todo esse caos pode facilmente parecer loucura — resultado da atuação de líderes de visão curta e interesses próprios na Casa Branca, em Downing Street e em Jerusalém, e de suas decisões irresponsáveis.
Por sua vez, desde 7 de outubro de 2023, têm surgido inúmeros apelos e clamores moralistas por parte do movimento palestino: por um cessar-fogo; por “paz e justiça”; pela aplicação do direito internacional e de sanções para conter os criminosos de guerra sionistas; e por uma suposta “solução” de dois Estados.
No entanto, para compreender por que nada disso funcionou e apontar um caminho genuíno para as massas no Oriente Médio, precisamos entender a raiz do problema, a causa fundamental da opressão do povo palestino e a verdadeira natureza do sionismo.
Ativistas do Partido Verde na Grã-Bretanha causaram polêmica nesse sentido ao aprovarem, na recente conferência do partido, uma moção que condena as ações de Israel e defende a criação de um Estado democrático único em toda a Palestina histórica.
Como era de se esperar, isso provocou uma reação histérica de todo o establishment britânico. Isso inclui a mídia capitalista, o Conselho de Deputados dos Judeus Britânicos e uma velha guarda conservadora dentro do próprio Partido Verde — todos os quais difamaram a resolução e seus defensores, rotulando-os de “antissemitas”.

Enquanto isso, o governo de Israel proibiu a entrada do líder do Partido Verde, Zack Polanski, no país, em decorrência da posição oficial anti-sionista de seu partido.
A moção está correta em grande parte do que afirma e sugere. No entanto, seu título — “O sionismo é racismo” — deixa de lado o ponto essencial. Mais importante ainda: o sionismo é imperialismo.
O projeto sionista é — e sempre foi — inerentemente expansionista: fundamenta-se na expulsão do povo palestino de suas casas e terras e busca a dominação de todo o Oriente Médio em termos de mercados e esferas de influência. Daí decorrem os atuais confrontos entre Israel e potências rivais na região, como o Irã e a Turquia.
Além disso, o imperialismo dos EUA e seus aliados não teriam conseguido manter sua influência e controle sobre o Oriente Médio ao longo de todas essas décadas sem Israel — frequentemente chamado de “o maior porta-aviões americano inafundável do mundo”.
É por isso que Trump e seus assessores são constantemente arrastados de volta ao turbilhão do Oriente Médio por Netanyahu, apesar dos danos que isso causa ao imperialismo americano e aos seus representantes — nos âmbitos militar, econômico e político.
E é também por isso que cada ocupante do número 10, por sua vez, tem oferecido o apoio da Grã-Bretanha a Israel, a fim de agradar aos seus chefes em Washington e manter a chamada “relação especial“.
Nenhuma confiança no Partido Trabalhista de Burnham
Apesar de todos os sorrisos e promessas, o Partido Trabalhista de Andy Burnham não se mostrará diferente nesse aspecto.
Num esforço para reconquistar os eleitores de esquerda, Burnham e seus ministros mudaram o tom em relação à questão Israel-Palestina.
“Nós ouvimos vocês”, garantiu Ed Miliband, responsável pela pasta de Relações Exteriores, na recente conferência do partido, ao dirigir-se da tribuna a ativistas pró-Palestina. “Vocês tinham razão.”
Isso veio acompanhado de ameaças de sanções do Reino Unido contra Israel devido aos seus assentamentos e à limpeza étnica na Cisjordânia; de promessas de “apontar as evidências de crimes de guerra em Gaza”; e de juras de “fazer com que as ações correspondam às palavras”.

Mas tudo isso não passa de uma postura cínica. Algumas platitudes vazias e observações retóricas não farão nada para alterar de forma tangível a aliança militar e diplomática da Grã-Bretanha com Israel. Enquanto isso, apoiadores do Palestine Action continuam sendo presos pela polícia, sob ordens do governo.
Não nos esqueçamos de que Keir Starmer fez gestos de caráter meramente simbólico quando isso servia aos seus interesses políticos. Seu governo instituiu um suposto “embargo de armas” contra Israel, por exemplo, e prometeu reconhecer o Estado palestino.
Tudo isso foi feito em uma tentativa oportunista de reconquistar eleitores muçulmanos e jovens, após o apoio anterior do ex-líder trabalhista ao cerco e à imposição da fome a homens, mulheres e crianças em Gaza.
Em outras palavras, esses políticos de duas caras não hesitarão em declarar apoio da boca para fora à causa palestina quando se tratar de salvar suas carreiras. Mas, na hora decisiva, ficarão ao lado do establishment e servirão lealmente aos seus senhores imperialistas.
Portanto, aqueles que lutam por uma Palestina livre não devem depositar nenhuma confiança no Partido Trabalhista de Burnham.
Um governo de guerra
Qualquer tentativa do Reino Unido de “reiniciar” as relações com Israel é totalmente superficial. O que quer que digam em relação à Palestina não mudará em nada o fato de que a administração de Burnham — assim como a de Starmer antes dele — é um governo de guerra.
Como diz o velho ditado, não se deve julgar um homem pelas suas palavras, mas pelas companhias que ele mantém. E, nesse aspecto, fica claro que o governo de Burnham não é menos militarista ou imperialista do que os de seus antecessores.
John Healey, o “chanceler da guerra” de Burnham, por exemplo, deixou seu cargo anterior como secretário de Defesa sob o comando de Starmer devido a questões de gastos militares — não em protesto contra a política de rearmamento do então primeiro-ministro, mas porque ela não era rápida nem ampla o suficiente para o seu gosto!

O sucessor de Healey no Ministério da Defesa, Wes Streeting, não é melhor. Esse notório partidário de Blair, assim como Burnham, enfatizou que o aumento dos gastos militares será uma prioridade para este governo trabalhista. E, tal como acontece com muitos membros do gabinete e do círculo íntimo do primeiro-ministro — incluindo o chefe de gabinete de Downing Street, James Purnell —, Streeting mantém laços de longa data com o grupo Labour Friends of Israel.
Enquanto isso, em todas as frentes, Burnham continua a fornecer apoio militar aos aliados do Reino Unido, em defesa dos interesses do imperialismo britânico: desde os bilhões destinados ao regime corrupto de Zelensky na Ucrânia até a assistência oferecida aos sauditas em suas tentativas fracassadas de esmagar os houthis.
E são os trabalhadores, os aposentados e os pobres que estão sendo obrigados a pagar a conta de todo esse militarismo, sob a forma de cortes na assistência social para financiar a guerra.
É por isso que, apesar da mudança de comando em Downing Street, continuamos a dizer: Abaixo todos os belicistas de Westminster! Abaixo o imperialismo britânico! O principal inimigo está em casa!
Crise de direção
Tudo isso evidencia o que é necessário para realmente impulsionar a luta pela Palestina.
A melhor e mais poderosa forma de solidariedade que os trabalhadores e a juventude da Grã-Bretanha podem oferecer ao povo palestino é derrubar o “nosso próprio” governo imperialista — aquele que continua a defender e sustentar o sistema bárbaro que oprime e explora as massas oprimidas em todo o planeta.
Infelizmente, porém, essa não é a perspectiva dos líderes autoproclamados do movimento pela Palestina.
Organizações como a Stop the War e a Palestine Solidarity Campaign não oferecem nenhuma estratégia além de repetidas marchas de um ponto a outro, acompanhadas por palavras de ordem vazias como “do rio ao mar, Palestina livre já”.

Essas palavras soam completamente vazias após três anos de um genocídio que só se intensifica. E, o que é mais importante, são totalmente desprovidas de sentido e de eficácia, uma vez que visam persuadir moralmente justamente os políticos capitalistas que viabilizaram esse massacre.
Enquanto isso, em vez de mobilizar os trabalhadores contra os criminosos de guerra no governo e em apoio à Palestina, dirigentes sindicais como Sharon Graham têm apoiado ativamente o militarismo dos ministros trabalhistas, sob o pretexto de “impulsionar a indústria” e “defender empregos”.
Diante dessa falta de direção, não surpreende que ativistas tenham buscado inspiração no movimento de acampamentos dos EUA ou em grupos como o Palestine Action. Mas, infelizmente, esses militantes — apesar de sua audácia e combatividade — também chegaram a um beco sem saída.
Junte-se aos comunistas
O que é necessário é que a classe trabalhadora entre na luta e a conduza como uma força organizada. São os trabalhadores — devido ao seu peso na sociedade e à sua posição na produção — que têm o poder de paralisar a máquina de guerra imperialista.
A classe trabalhadora italiana demonstrou esse potencial há um ano, quando saiu às ruas aos milhões para “bloquear tudo pela Palestina”.
Com a greve geral de outubro de 2025, os trabalhadores italianos conquistaram, em questão de dias, mais do que havia sido alcançado nos dois anos anteriores de protestos. E demonstraram o que nós, marxistas, queremos dizer quando afirmamos que “nenhuma lâmpada se acende, nenhuma roda gira e nenhum telefone toca sem a permissão da classe trabalhadora”.
Eventos mais recentes na Europa ressaltaram esse potencial. Da Espanha à França, trabalhadores e jovens estão se levantando e exigindo um futuro livre da miséria. As revoluções da Geração Z estão crescendo e se espalhando. E a Grã-Bretanha pode ser a próxima da lista.
A questão da Palestina, nesse sentido, é uma das muitas questões candentes — da crise climática ao sentimento de pavor e catástrofe em torno da IA — que alimentam um clima generalizado de descontentamento e revolta.
O que é necessário é uma direção revolucionária capaz de dar expressão clara e consciente a esses sentimentos; capaz de ajudar a conectar os pontos entre os conflitos da classe dominante no exterior e sua guerra contra a classe trabalhadora internamente; e capaz de canalizar essa raiva explosiva para um movimento contra o sistema capitalista podre e seus defensores.
Essa é a tarefa que temos pela frente como comunistas: construir tal direção; construir o partido revolucionário.
A luta por uma Palestina livre é uma luta pela revolução. Junte-se a nós nesta luta.


